Resíduos industrias


Os resíduos (tanto em termos de composição como de volume) variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos produzidos, sobretudo, pela indústria são particularmente preocupantes pois, quando incorretamente gerenciados tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.

O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados, os líquidos são despejados em rios e mares, os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente e, conseqüentemente,  dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendo levar a grandes tragédias.

Classificação dos Resíduos  (NBR 10004)

Classe I - Perigosos
Basicamente provenientes das indústrias, são resíduos que normalmente contêm produtos químicos que agridem o meio ambiente de forma dura e rápida (classificado como o mais perigoso).
Ex: Borra de tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais.

Classe II A - Não-Inertes (Poluentes)
São resíduos que com o passar do tempo sofrem algum tipo de mudança ou decomposição.
Ex: Papel materiais orgânicos, lamas de sistemas de tratamento de águas, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros - prensas.

Classe II B – Inertes (Agregativos)
São resíduos que não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.
Ex:  Entulhos, sucata de ferro e aço.

Essa classificação se baseia na presença de certas substâncias perigosas, relacionadas na norma, e em testes laboratoriais complementares, nos quais vários parâmetros químicos são analisados nos extratos lixiviados e solubilizados dos resíduos. Conforme a classificação dos resíduos, a LIMPPAR coloca à disposição das empresas vários equipamentos voltados a atender as normas da ABNT, para o acondicionamento correto e seguro dos resíduos e atendendo quanto aos diversos locais geradores de resíduos.

Armazenamento próprio de resíduos industriais.